apple-ibm

Apple e IBM anunciaram hoje (15) um acordo de colaboração mútua no desenvolvimento de aplicativos e serviços especialmente pensados para o mercado empresarial. E Microsoft e BlackBerry não devem estar nada contentes com esse anúncio.

Os produtos da Apple (especialmente iPhones iPads) são fontes de constantes dores de cabeça para os departamentos de TI das empresas, que tentam de tudo para integrar suas plataformas de trabalho com esses dispositivos. O novo acordo tem como objetivo tornar a vida desses departamentos um pouco mais fácil.

Apple e IBM se propõem a desenvolver uma nova categoria de aplicativos corporativos, versões compatíveis de programas já existentes, serviços na nuvem e de segurança, plataformas de comunicação interna, programas de gestão, analítica e Big Data. A parceria trará uma nova categoria empresarial ao serviço Apple Care, e inclusive será possível adquirir um maior volume de dispositivos da Apple já preparados e configurados com softwares da IBM.

O novo acordo tem grandes implicações. Para começar, e um duro golpe para a BlackBerry, em um mercado onde ela ainda é especialista. Depois, a Microsoft também pode ter a sua cota reduzida a longo prazo.

Os primeiros 100 aplicativos empresariais em versão para iOS chegarão ao mercado no final do ano, a tempo para o lançamento do iOS 8.

Via Apple, Wall Street Journal