Segundo o último estudo da Strategy Analytics, a Apple conquistou o título de maior fabricante de telefones móveis nos Estados Unidos. A marca foi alcançada durante o quarto trimestre de 2012, quando a empresa de Cupertino alcançou a marca de 34% do mercado norte-americano com as suas versões de iPhone disponíveis naquele mercado (iPhone 5, iPhone 4S, iPhone 4 e algumas poucas unidades do iPhone 3GS).

A marca faz com que a Apple supere a Samsung, que conta com uma fatia de 32,3% do mercado norte-americano. No último trimestre de 2012, a Apple vendeu 17.7 milhões de iPhones nos Estados Unidos, enquanto que a Samsung vendeu 16.8 milhões de dispositivos. O terceiro lugar pertence à LG, que tem apenas 9% do mercado ianque, com vendas de 4.7 milhões de unidades.

É sempre bom lembrar que essa liderança da Apple foi estabelecida apenas no quarto trimestre de 2012. Ao longo do ano passado, a Samsung foi líder geral do mercado estadunidense, com 31.8% de mercado, enquanto que a Apple ficou com 26.2%. De novo, a LG fica com a terceira posição, com 12.4$ de mercado. A Samsung encerrou o ano de 2012 com 53 milhões de smartphones vendidos, enquanto que a Apple vendeu 43.7 milhões de unidades.

Ainda segundo o estudo da Strategy Analytics, o lançamento do iPhone 5, assim como a influência das operadoras, foram fatores determinantes para a liderança da Apple no último trimestre de análise. A Samsung liderou o mercado norte-americano por anos. Na verdade, desde 2008, e não havia perdido um trimestre sequer desde então.