660890

A Apple está criando a sua própria divisão de marketing, com o objetivo de oferecer um trabalho mais eficiente na hora de promover os seus produtos e serviços. A ideia é fazer com que a empresa continue a ser lembrada pelas impecáveis campanhas publicitárias do passado, com novas soluções que chamem a atenção do consumidor.

As campanhas publicitárias da Apple são consideradas como algumas das melhores da indústria de tecnologia há muito tempo. Em ordem de importância, temos o lendário comercial de 1984 (vídeo no final do post), seguida das campanhas PC vs Mac, e vale a pena uma menção para as silhuetas de publicidade do iPod. Porém, nos últimos anos, nada de muito especial apareceu das mãos da Apple nesse sentido, e isso até o Phil Schiller (vice-presidente sênior de publicidade global da Apple) admitiu recentemente em um dos e-mails publicados na disputa de patentes com a Samsung.

Na ocasião, Schiller reconhece que recentemente a Samsung tem feito um trabalho melhor que a Apple no segmento da publicidade. E para solucionar esse problema, essa nova divisão está nascendo. Divisão essa que já contaria com líderes importantes que estariam se preparando para contratar até 1.000 empregados.

Porém, isso não quer dizer que a Apple pretende romper os seus laços com a TBWA/Media Arts Labs, empresa por trás dos maiores anúncios da empresa. Pelo contrário: a parceria continua, mas a diferença é que agora existirá uma espécie de “competição” com as ideias internas do marketing da Apple, e até pode haver o convite para que outras empresas possam apresentar suas ideias, sempre com o conceito que “a melhor campanha vence”.

Resta saber se essa estratégia é a mais apropriada para criar anúncios tão icônicos como os do passado, mas adimito que a ideia é bem curiosa e promissora.

 

Via AdAge