MacOsXMavericks

Vamos começar a detalhar todas as novidades do evento da Apple realizado hoje (22) nos Estados Unidos. Começamos pelo Mac OS X Mavericks, que finalmente foi anunciado, oferecendo novos recursos e funcionalidades para os computadores da Apple.

O Mac OS X 10.9 Mavericks está disponível para download a partir de hoje na App Store, e entre tantos recursos não muito interessantes mostrados durante a apresentação, a principal novidade está na política de preços da atualização. Que é… não ter preço algum. Pela primeira vez na história (talvez), a Apple está oferecendo uma nova versão do seu sistema operacional de forma gratuita para os usuários das versões Snow Leopard, Lion e Mountain Lion (para os usuários das demais versões, o custo da atualização será de 17,90 euros).

A notícia chega duas semanas depois que a Apple lançou a versão Gold Master para desenvolvedores do Mac OS X Mavericks. O pacote de instalação lançado hoje conta com os recursos iBooks, Maps, uma nova versão do calendário, entre outros recursos.

overview_what_is

Vale lembrar que não há um ineditismo absoluto na decisão da Apple nessa estratégia, e se observarmos com mais critério e cuidado, levando em consideração que o grande negócio da empresa é a venda de dispositivos (ou seja, hardware), onde eles não só lucram muito, como também oferecem produtos com preços mais elevados que a concorrência, soaria até cretino que a Apple continuasse cobrando pelas novas versões e atualizações do Mac OS.

Afinal de contas, aqui no Brasil, os consumidores pagam valores que podem alcançar os R$ 10 mil (no MacBook Pro) para ter um computador da Apple. Logo, a cobrança pela atualização do sistema operacional era completamente desnecessária.

De qualquer forma, chega a “surpreender” ver as palavras “Apple” e “grátis” na mesma frase.

Via Apple