A Apple pode ter derrotado a Samsung nos tribunais norte-americanos, mas isso não quer dizer que a empresa de Cupertino tenha razão em tudo. Muito pelo contrário. A principal algoz da Apple vem sendo a Motorola, que está movendo ações judiciais em vários mercados, também ligado à violação de patentes, mas dessa vez, relacionadas com as tecnologias de rede. Bom, o fato é que, pelo menos na Alemanha, a Apple vai ter que pagar para alguém.

A Apple optou por evitar um desgaste nos tribunais, e entrar em um acordo com a Motorola para resolver a questão no mercado alemão. As duas empresas chegaram a um acordo de licença, que vai permitir que a Apple utilize de forma devidamente licenciada algumas patentes consideradas essenciais da Motorola na Alemanha. É claro que tal autorização tem um preço, que não foi revelado, mas espere quantias relativamente altas. Vale lembrar que, caso Apple e Motorola não cheguem a um acordo sobre os valores, são as autoridades alemãs que vão determinar o valor.

Como parte do acordo (que está descrito em um documento encontrado pela fonte do Engadget), há uma cláusula que determina que a Apple deve admitir publicamente os danos causados com o uso indevido de tais patentes. De qualquer forma, não creio que tal acordo resolva todos os problemas entre as duas empresas, uma vez que essa decisão só cobre as patentes consideradas essenciais dentro da tecnologia de telefonia móvel, ficando algumas patentes pendentes para serem resolvidas, relacionadas à tecnologia WiFi e os codecs de vídeo.

Via FOSS Patents