carplay-honda-music-home

A Apple anunciou hoje (03) em Genebra (Suíça) que o seu programa CarPlay estará incorporado ao sistema de todos os grandes fabricantes de carros. Começarão com as marcas Ferrari, Mercedes e Volvo, que estão presentes nessa semana no Salão de Genebra, e que posteriormente estarão integrados em quase todas as demais gigantes da indústria automotiva.

Entre os demais parceiros da Apple na empreitada do CarPlay, estão nomes como BMW, Ford, Honda, Hyundai, Kia, Nissan, Peugeot, Toyota, Subaru, Jaguar, Mitsubishi e Suzuki.

O CarPlay vai permitir aos usuários de smartphones iOS o gerenciamento de chamadas, das listas de músicas, de mensagens recebidas e do Apple Mapas a partir dos comandos de voz. Irá integrado no sistema nativo de entretenimento do automóvel, e poderá ser controlado diretamente a partir daí, ou pressionando o botão de controle de voz do volante e ativando o Siri.

Com esse programa, a Apple leva o uso do iPhone para os carros, utilizando o Siri como ponto de conexão entre os dois softwares (o CarPlay e o iOS), reduzindo assim as distrações que o motorista pode ter durante a condução do veículo, e aumentando a integração da tecnologia com os automóveis. O assistente pretende facilitar o acesso aos contatos para realizar chamadas telefônicas ou ouvir mensagens de voz, que podem ser gerenciadas e até respondidas pela voz do motorista.

Apple entra na briga para que usem os seus mapas nos carros

carplay-honda-map-print-1

Outro pilar do CarPlay da Apple será os mapas. O pessoal de Cupertino busca agora um espaço nos carros, e integra indicações sobre como chegar ao seu destino, condições de tráfego e tempo estimado de viagem. Tudo isso aparece na tela do sistema de entretenimento do veículo.

Aqui, temos mais uma vez um interessante duelo entre Apple e Google. Começamos com a música, a navegação ou as chamadas, mas no final das contas, o sistema operacional móvel se integrou completamente aos carros. A Google começou no início de 2014 a investir nesse segmento, com a Open Automotive Alliance, e agora, a Apple se faz presente aos carros. Mas é sempre bom lembrar que eles não são os únicos que querem gerenciar nossos carros.

O CarPlay também oferece acesso às músicas e ao conteúdo de áudio do iPhone, além de poder acessar aplicativos de terceiros, como o Spotify e o iHeartRadio. Para utilizar o sistema, além de ter um carro compatível (os modelos com o sistema serão lançados ao longo de 2014), é necessário atualizar o seu iPhone para o iOS 7. A conexão com o carro é feita via cabo (por enquanto), e é necessário um modelo com conector Lighting.

carplay-honda-music-home-3 carplay-honda-homescreen-print-1 carplay-honda-music-home-2 carplay-honda-music-print-1

 

Via CarPlay, Apple