watchos2-topo

A Apple apresentou ontem (08) na abertura da WWDC 2015 o watchOS 2, nova versão do sistema operacional do seu relógio inteligente, o Apple Watch.

Apesar do relógio não ser vendido na maior parte do planeta, a Apple já anunciou uma segunda versão do seu sistema operacional. A primeira versão ainda estava muito crua nas funcionalidades, e com uma grande carência de aplicativos.

Entre as principais novidades do novo watchOS 2 se destacam a chegada dos aplicativos nativos independentes do iPhone. Isso vai ajudar aos desenvolvedores e, segundo a Apple, oferece uma melhoria importante na parte de desempenho. Além disso, os aplicativos nativos aproveitam as tecnologias como o Taptic Engine ou a Digital Crown, o acelerômetro, o sensor de frequência cardíaca, o alto-falantes e o microfone.

watchos2-01

Nesse grupo está o HomeKit, a aposta da Apple para o lar conectado. As melhorias afetam as funções do relógio, comunicações, fitness e saúde, além do Apple Pay, Maps e Siri. O watchOS 2 também oferece novos visuais para a esfera, com a possibilidade de incluir alguns vídeos de time-lapse gravados durante 24 horas em locais emblemáticos de todo o planeta, desde o aplicativo de fotos ou desde o seu próprio álbum de fotos.

Outra novidade é o Time Travel, um novo recurso do watchOS 2 que permite girar a Digital Crown para viajar no tempo, mostrando o que aconteceu hoje, ontem e o que vai acontecer amanhã. Com isso, você pode usar o Apple Watch em modo de relógio de mesa, onde ele pode atuar por exemplo como um despertador enquanto você está recarregando a bateria durante a noite.

watchos2-02

Com o watchOS 2, também é possível responder as mensagens, além de ler as mesmas, tal e qual faríamos no iPhone, respondendo na parte interior da mensagem, ditando o texto ou escolhendo entre respostas pré-definidas. Também temos o Bloqueio de Ativação, um novo recurso de segurança. Agora, para ativar o relógio, você precisa utilizar o seu nome de usuário e senha do iCloud. Ou seja, se o Apple Watch foi roubado o perdido, suas informações estão a salvo.

Ou seja, múltiplas melhorias que deveriam ter acontecido na primeira versão, o que confirma o quão ‘verde’ está o primeiro Apple Watch. O watchOS 2 está disponível em preview para os desenvolvedores, e a versão final deve chegar no final do outono, com atualização gratuita.

watchos2-04 watchos2-03