apple-liam

O tema da reciclagem e meio ambiente foi abordado no evento de ontem (21) da Apple, mas dessa vez eles saíram do clássico discurso pró-ambientalista para apresentar uma arma secreta: o Liam, um incrível robô responsável por desmontar os dispositivos da Apple para sua reciclagem.

O Liam é a resposta da Apple às críticas de que seus dispositivos contam com componentes que prejudicam o meio ambiente, além dos seus produtos serem difíceis de serem abertos para reciclar. Para resolver o problema, a empresa apresentou o seu próprio robô que se encarregará dessa tarefa, que vem das mãos de uma nova iniciativa da gigante de Redmond, a Apple Renew.

Através dela, o usuário pode levar o seu dispositivo para uma Apple Store e receber em troca um cartão de presente para compras na loja, dependendo do dispositivo e de suas condições. Mas isso não importa. Voltemos a falar do Liam.

O robô é equipado com 29 braços independentes, que são encarregados de desmontar e separar cada um dos componentes do iPhone, desde a bandeja do SIM card, baterias, parafusos, sensor da câmera até a tela e a carcaça. Cada uma das peças tem um destino, e será empregada para outras tarefas ou produtos.

Até agora, o Liam é programado para reciclar apenas iPhones, algo que leva apenas 62 segundos para ele realizar. Se a desmontagem é manual, o tempo gasto é de, em média, sete minutos por dispositivo e, mesmo assim, alguns componentes sofreriam danos durante a desmontagem.

Com o Liam, a Apple prevê reciclar mais de 1.2 milhão de iPhones em um ano, além de adaptar o projeto para iPads e outros dispositivos (incluindo MacBooks) em um futuro a médio prazo.

 

Via Apple Recycling