k-bigpic

Outra importante novidade da Apple apresentada durante a sua conferência na WWDC 2013 foi a nova versão do seu sistema operacional para desktops, o OS X. A nova versão foi batizada com o nome “Mavericks”, e conta com novidades como abas de busca, que funciona como uma espécie de navegador, um sistema de tags para arquivos, para que a busca seja mais simples, e novas opções para vários monitores, permitindo a visualização de menus em duas telas.

Entre as novidades anunciadas do OS X Mavericks, uma que pode interessar a muitos é a opção de utilizar uma HDTV como segundo monitor, por intermédio da Apple TV. Essa é uma novidade que chama a atenção pela praticidade: você não precisa conectar o computador fisicamente, e o intercâmbio entre os dispositivos se torna mais simples, uma vez que dois dispositivos Apple estão se comunicando diretamente para espelhar a tela do computador.

Sobre o nome “Mavericks” (que abandona a nomenclatura de felino pela primeira vez), a Apple informa que, de agora em diante, vai utilizar como nome das versões do OS X os “temas da California”, local de nascimento e permanência dos QGs da Apple.

multiple_displays_menus

O OS X Mavericks oferece um melhor desempenho de bateria, utilizando os recursos de compressão de memória e o App Nap, que redireciona o consumo de bateria para diferentes aplicativos, seguindo a sua necessidade de momento. O sistema pode reduzir o consumo de energia em até 72%.

O Safari também recebeu melhorias, como uma nova tela inicial, e uma barra lateral com listas de leitura. Com o recurso Shared Links, é possível ver links do Twitter ou LinkedIn. Além disso, o navegador inclui melhorias no consumo de bateria e recursos do computador.

A integração com a nuvem vem com o iCloud Keychain, que permitirá gravar as senhas e até números de cartões de crédito (mas sem o código de segurança) em um local “seguro” na nuvem. Desta forma, você poderá sincronizar os seus navegadores Safari em diferentes dispositivos, para usar as senhas em diferentes locais.

A Apple também mencionou melhorias nos sistemas de notificações do OS X, que agora podem receber mensagens em push, tal como acontece no iOS. Outra integração com o sistema mobile vem das mãos do Maps, que agora permite enviar endereços para o smartphone a partir do computador.

ku-xlarge

Por último, temos a integração com o iBooks. No OS X Mavericks, será possível acessar uma biblioteca de mais de 1.8 milhão de livros do iBooks a partir de um Mac.

Via Geeky-Gadgets