Segundo um estudo publicado pela comScore, o aplicativo mais utilizado nos Estados Unidos é o do Facebook. E isso, tanto no iOS como no Android. O app para acesso da rede social de Mark Zuckerberg ultrapassou o Google Maps, que agora ocupa o segundo lugar, muito em parte graças à sua saída do iOS 6 (mas está de volta).

De fato, o Google Maps teve uma queda, que ajudou nessa liderança do Facebook. A troca de posição aconteceu em setembro de 2012, mês em que aconteceu o lançamento da nova versão do sistema operacional móvel da Apple.  Naquele momento, o Google Maps tem um pouco mais de 80 milhões de usuários únicos mensais nos Estados Unidos, enquanto que o Facebook tinha 79 milhões. A troca aconteceu quando no mês de outubro, o Maps ficou na faixa de 72 milhões. Hoje, o Facebook tem mais de 85 milhões de usuários únicos, contra 74 milhões do Google Maps.

Além de ser líder no uso, o Facebook App está na primeira posição no tempo de uso nos Estados Unidos, com 23% do tempo total dos usuários com aplicativos. A segunda posição é do Instagram, seguindo por GMail, YouTube e Google Maps.