O aplicativo de coleta de dados Nokia Data Gathering (NDG), desenvolvido pelo Instituto Nokia de Tecnologia (INdT),  é um dos quatro finalistas do “JustMeans – 2011 Social Innovation Awards Short List”, um dos prêmios internacionais mais importantes na área de sustentabilidade corporativa.  

Lançado em 2008 e oferecido gratuitamente pela Nokia, o NDG substitui formulários em papel, garantindo resultados de pesquisa e compartilhamento de informação de forma mais rápida e segura. Uma das entidades que adotou a ferramenta foi a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM), visando à identificação dos pontos exatos de coleta de dados para combate à dengue. O sistema contribuiu para uma redução de 93% nos casos da doença na região metropolitana de Manaus.


“O formato convencional de pesquisas exige o transporte de muitos formulários, além de existir sempre o risco de preenchimento incorreto e conseqüente demora na análise e compilação dos dados. O reconhecimento do Nokia Data Gathering como finalista do prêmio JustMeans mostra a vocação ao mesmo tempo inovadora e consciente da Nokia”, afirma Luiz Xavier, diretor de Sustentabilidade da Nokia Brasil. No Quênia, o Nokia Data Gathering vem ajudando crianças a terem um documento de identidade oficial. Lá, o processo de registro é demorado e tem custos altos para o país. Por meio do aplicativo, a Nokia e a Plan Finland desenvolveram um projeto piloto que possibilita o cadastro dessas crianças por meio do telefone celular, sem traslados e com enorme redução de custos.


“O fato de o NDG estar presente neste evento significa uma validação da estratégia do INdT sobre a promoção da inovação como chave para abrir novos caminhos que favoreçam a sociedade”, conclui André Erthal, diretor de Experiências em Serviços. O vencedor do “JustMeans – 2011 Social Innovation Awards Short List” será anunciado no evento “2011 Redefining Value”, em 25 de março, em Londres, Reino Unido. 

via assessoria de imprensa