smartphones-teaser

A Kantar Worldpanel apresentou o relatório das cotas de vendas de smartphones no último trimestre de 2015. E os número reforçam as boas e as más notícias apresentadas ontem (26) pela Apple.

A Apple segue como líder em mercados importantes como Estados Unidos e China, alcançando 27% de cota de mercado. Por outro lado, as vendas de dispositivos com iOS caíram em todos os mercados analisados pela Kantar, com exceção da China. O Android se aproveitou dessa queda, cuja cota chegou a crescer em até mais de 12 pontos nos EUA.

As vendas natalinas fizeram muito bem ao Android e não tão bem ao iOS. O sistema operacional da Google registrou importante aumento nas cotas de vendas nos últimos três meses de 2015. Além da mencionada recuperação, também se destaca os quase 10% de aumento do Android em países como Austrália e Itália.

Comparando o último trimestre de 2015 com o mesmo período de 2014, o iOS só conseguiu a primeira posição em vendas no Japão, com 54.1%, contra 44.4% do Android e, mesmo assim, com uma queda de 12% de um para outro. Mercados como Estados Unidos e Austrália, dominados pelo iOS em 2014 passaram em partes para as mãos do Android, enquanto que o sistema da Google seguiu se consolidando na liderança em mercados como França, Itália ou Espanha.

Por fim, a situação do Windows Phone merece uma análise a parte. Ainda que o sistema operacional da Microsoft tenha registrado crescimento na Grã Bretanha (de 7.4% para 9.2%) e de forma mais importante (apesar de discreta) na China (de 0.7% para 1.2%), nos demais mercados a sua presença foi reduzida.

Nos seus dois mercados mais fiéis (Itália e França), o Windows Phone teve cota de mercado abaixo dos 10%, enquanto que nos Estados Unidos ela caiu em mais da metade de um ano para outro. Ou seja, fica bem claro que o Windows Phone precisa de um impulso, seja com um investimento maior em marketing ou com o crescimento do seu grupo de fabricantes e dispositivos.

Via Kantar Worldpanel (em PDF)