antutu-benchmark-x

Depois da polêmica revelada pelo pessoal do site ArsTechnica, que flagrou alguns dos principais fabricantes de tecnologia trapaceando nos testes de benchmarks (com exceção de um pequeno grupo que inclui Apple, Google e Motorola – por enquanto), a AnTuTu decidiu partir para o contra-ataque. Uma vez que o seu software foi o mais implicado nos esquemas desenvolvidos pelas fabricantes, eles lançaram um novo aplicativo, o AnTuTu Benchmark X, que promete fazer a avaliação real do dispositivo, se prevenindo desses esquemas que podem manipular os resultados dos testes de performance.

Os fabricantes estão basicamente otimizando as suas versões do sistema operacional, adicionando pequenos arquivos que identificavam quando um determinado aplicativo de benchmark estava instalado no dispositivo, otimizando os recursos do núcleo de processador, para registrar um resultado melhor na avaliação de performance estimada.

Como isso não é interessante para o usuário comum, e menos interessante ainda para os usuários considerados “heavy users”, a AnTuTu lançou o Benchmark X, que possui os mesmos termos de uso e interface do aplicativo que já conhecemos. Porém, eles adicionaram alguns “truques camuflados” para detectar essas trapaças nos sistemas instalados nos dispositivos. Obviamente, eles não revelam quais são esses truques presentes no novo aplicativo, mas informam que são totalmente funcionais com os objetivos propostos.

Muitas pessoas se interessam pelos testes de benchmarks, apesar deles não mostrarem todo o real potencial o dispositivo pode ter na prática. Logo, obter uma transparência nesse aspecto é algo fundamental. E se os fabricantes não oferecem tal segurança para um teste com resultados mais condizentes com a realidade, cabem aos desenvolvedores de software criarem soluções para que resultados reais sejam alcançados.

O AnTuTu Benchmark X já está disponível para download na Google Play Store.

Via AnTuTu, Phandroid