Android Wear 2.0

 

O Android Wear 2.0 foi anunciado oficialmente, apresentando os novos recursos para wearables. É a maior atualização do sistema operacional desde o seu nascimento, há três anos.

Nesse post, vamos resumir as suas cinco principais novidades, em cinco pontos essenciais.

 

 

Google Assistant

 

O assistente inteligente da Google chega ao seu pulso.

Um simples gesto ou o comando de voz OK Google pode ativar o Assistant para informar sobre a previsão do tempo, atualizar lista de tarefas, pedir um Uber ou fazer a reserva em um restaurante, sempre se conectando aos aplicativos de terceiros para concluir a tarefa.

Por enquanto, só está disponível em inglês e alemão. Outros idiomas em futuras atualizações.

 

 

Personalização e simplificação

 

A tela principal do seu smartwatch vai exibir mais informações de sua escolha.

É possível personalizar a watchface com acessórios e aplicativos, ou com dados que você considera relevantes. Também é possível configurar diferentes telas, e com um deslizar de dedo você exibe a tela com a informação desejada.

Mudar as watchfaces se tornou tão simples como pressionar durante alguns segundos na tela e escolher o que você quer substituir ou por qual elemento.

Os passos entre os aplicativos e funções também se simplificaram, de forma que se tornou mais simples e rápido acessar a determinadas telas.

A interface agora conta com cores mais escuras, ajudando a uma melhor leitura e economizando bateria.

 

Novas possibilidades no uso de aplicativos

 

Muitos aplicativos foram melhorados e atualizados, oferecendo mais funcionalidades.

O Google Fit agora mede distâncias, calorias queimadas e ritmo cardíaco, além de saber se você está andando, correndo ou andando de bicicleta, ou até mesmo se está em uma esteira ou bicicleta ergométrica.

Chamas e mensagens falam com seus contados se você tiver um relógio com suporte às redes móveis, além de reproduzir música em streaming via Play Music enquanto você usa outros aplicativos.

Todos os apps do seu interesse podem ser baixados diretamente via Play Store integrada, além de ser possível eliminar os aplicativos que você não usa em seu menu.

Na hora de responder mensagens, temos novas vias de interação: basta tocar na notificação e já responder, seja ditando, tocando sobre o teclado ou escrevendo à mão, ou apenas com emojis. Vários aplicativos de mensagens ou redes sociais suportam o novo modo.

 

 

Notificações

 

 

As notificações mudaram bastante no Android Wear 2.0.

No lugar de cartões brancos na base da tela, agora temos ícones muito mais sutis, com toques coloridos em função do aplicativo com o qual está relacionada.

As notificações também só aparecem quando você leva o pulso ao alcance de sua vista.

Para ver todas as notificações, basta deslizar para a tela principal.

 

 

Android Pay

 

 

Por fim, o Android Wear 2.0 aceita o sistema de pagamentos da Google. Se seu relógio tem NFC, você pode usar o Android Pay para pagar produtos ou serviços, simplesmente passando o relógio no leitor de pagamentos.