smartphone-numbers

Um post cheio de números para analisar de forma ampla o mercado mobile como um todo, mostrando qual foi o cenário de vendas de smartphones durante o terceiro trimestre de 2013.

Começamos pela mais recente análise da ABI Research, que revela os números do mercado de smartphones no terceiro trimestre de 2013. E os números não deixam mentir, repetindo a máxima: o Android domina o mundo mobile hoje (aliás, faz algum tempo). São 438 milhões de telefones móveis vendidos no terceiro trimestre, com 244 milhões de smartphones vendidos. E, desse grupo, 81% dos produtos vendidos pertencem ao sistema operacional da Google.

Entre os fabricantes, a Samsung controla hoje 35% do mercado, ampliando sua vantagem em relação à Apple, que permanece com 14%. Enquanto isso, que a Blackberry segue sangrando, ficando com apenas 2% do mercado mobile.

Entre os sistemas operacionais, o principal destaque não são os quase 81% do mercado do Android, mas sim, o crescimento do Windows Phone, que em um ano, cresceu 165%, mostrando que o sistema começa a se popularizar. A Nokia é, basicamente, a única empresa que fabrica produtos com o sistema da Microsoft, sendo responsável por 95% do mercado do Windows Phone.

A ABI também informa que a Apple espera vender 53 milhões de unidades dos seus iPhones durante o último trimestre de 2013. Se isso acontecer, a gigante de Cupertino pode recuperar uma boa parte da fatia de mercado perdida para os seus concorrentes. A previsão é que eles alcancem os 18% de market share. Mesmo assim, representaria uma queda de participação, comparando com os 22.6% de mercado alcançado no último trimestre de 2012.

Via PhoneArena