google_everywhere

Segundo o site Android Police, a Google estaria testando o sistema de comandos de voz já presente no Motorola Moto X em outros dispositivos com o sistema Android, com o objetivo de permitir tal interação a partir de qualquer tela do dispositivo.

Nesse momento, modelos como o Nexus 5 ou o Galaxy S5 só oferecem o suporte para os comandos de voz a partir da tela inicial da interface de usuário. Já outros dispositivos nem isso oferecem. A ideia da Google é integrar esse recurso diretamente no sistema operacional, permitindo assim que o smartphone pudesse “escutar” o tempo todo o que o usuário faz, para responder de imediato as suas instruções.

Outra novidade que pode estar chegando ao Android em uma futura versão é a inclusão de uma barra de navegação, se substituiria o botão iniciar com um logo da Google. Ao tocá-lo, poderá abrir o buscador, e para voltar para a tela iniciar, seria necessário usar o multitarefa do sistema.

A mudança seria muito importante, levando em conta que os três botões atuais (voltar, iniciar e multitarefa) estão presentes no sistema desde 2011, no Android 4.0 Ice Cream Sandwich.

As mudanças são bem vindas. O problema é que não é garantido que nenhuma dessas opções realmente estarão presentes na próxima versão do Android. Se problemas de implementação aparecerem, elas podem ser adiadas ou até canceladas, dependendo da gravidade.

Mesmo assim, levando em conta que a conferência Google I/O está chegando, não podemos ignorar que mudanças desse porte podem acontecer. Resta esperar só mais um pouco.

Via Android Police