O Android 8.0 Oreo foi lançado pela Google no final de agosto, e um mês deois ele já entra nas estatísticas de versões do sistema operacional.

O Android Oreo hoje ocupa insignificantes 0.2% de cota de mercado. O Andoid 6 Marshmallow se mantém como a versão Android mais utilizada no momento (32%), seguida pelo Android Lollipop (27.7%), Android Nougat (17.8%) e Android KitKat (14.5%). As demais migalhas ficam divididas entre as versões mais antigas: Jelly Bean, Ice Cream Sandwich e Gingerbread, que se recusam a desaparecer.

 

 

A fragmentação continua, talvez um pouco menos por conta dos esforços da Google em minimizar os danos relacionados com o suporte e segurança. Migrar apps e software de base para a Google Play foi um acerto, por mais insuficiente que resulte, já que os milhões de dispositivos mais antigos jamais receberão atualizações.

As novidades do Android Oreo só chegarão aos modelos que ainda tem suporte e com versões imediatamente anteriores. Ou seja, a turma dos modelos antigos ou compra um novo smartphone, ou instala uma ROM alternativa.

A última atualização para o Android Marshmallow foi lançada em dezembro de 2015. E, vale lembrar que as estatísticas só coletam dados a partir do Android Froyo (2010), que sequer aparece na lista.

 

Via Android