android go

A Google liberou oficialmente para os fabricantes parceiros o Android Oreo Go Edition, variante do Android para smartphones de entrada. A versão foi anunciada na Google I/O 2017.

A ideia é oferecer dispositivos de entrada com um desempenho decente e atualizações entregues diretamente pela Google, em medida encabeçada pelo Android One.

O Android Go quer ir além otimizando dispositivos econômicos, com 512 MB e 1 GB de RAM.

Os benefícios ao usuário final serão tangíveis, com melhoria do tempo de inicialização em 30% e otimização do espaço de armazenamento em até duas vezes. A versão conta com o grupo de apps otimizados Google Go (Google Assistant Go, YouTube Go, Google Maps Go, Gmail Go, Gboard, Chrome e Files Go).

 

 

Todos os apps (e adicionais) não podem superar os 10 MB de armazenamento, além de utilizarem menos memória, características para trabalhar em modo offline e funções para economia de dados.

O Android Go também contará com espaço personalizado na Play Store, dedicado à essa versão mais leve do Android. A versão foi criada com base no Android 8 Oreo, e seu lançamento foi anunciado na Índia, mercado com grande potencial para essa versão, já que conta com mais usuários de smartphones de entrada.

Os primeiros modelos com o Android Go devem chegar ao mercado no começo de 2018.