Android O

 

A Google apresentou na Google I/O 2017 as primeiras novidades do Android O, a nova versão do seu sistema operacional móvel.

A primeira versão beta dessa versão está liberada para qualquer usuário inscrito no programa Android Beta e contar com um dispositivo compatível.

 

 

Vitals

 

 

Vai otimizar o desempenho, segurança e consumo energético do dispositivo. O Google Play Protect vai analisar e limitar automaticamente o consumo de aplicativos em segundo plano, obtendo assim um melhor desempenho.

 

 

O Vitals também vai ajudar na estabilidade do dispositivo, diminuindo o tempo de inicialização. Novas ferramentas para desenvolvedores (Play Console Dashboards e Android Studio Profilers) vão otimizar os apps ao mostrar todos os recursos utilizados no Android.

 

Fluid Experiences

 

– Picture in Picture: uma janela de vídeo independente em qualquer pare da dela.
– Notification Dots: os apps terão pequenos marcadores em seus ícones que oferecem acesso às notificações sem precisar deslizar a barra. As notificações aparecem em forma de menu contextual, oferecendo maior controle ao usuário.

 

 

– Autofill com Google: o autocompletar está mais inteligente, sugerindo e-mails para inícios de seção, dados pessoais em formulários e outros itens. E isso, em todo o Android.
– Smart Text Selection: um menu vai sugerir ações de acordo com o contexto do texto selecionado. O recurso é apoiado no uso do machine learning.

 

 

Além disso, também temos a nova linguagem de programação Kotlin, e outras melhorias que não foram anunciadas, mas que conheceremos com o passar do tempo esse novo Android O.