Android Nougat

A Google revelou os últimos números sobre a adoção das versões do Android nas suas diferentes versões, e os dados revelam que o Android Nougat conta com apenas 11,5% de cota de mercado.

O sistema tem essa porcentagem com nove meses de vida, e com o Android O prestes a chegar ao mundo, mostrando como o problema da fragmentação desse sistema operacional é algo crítico.

Esse volume de unidades Android Nougat ativas basicamente acontece por conta dos mais recentes lançamentos de dispositivos top de linha de alguns dos principais fabricantes em 2017, além de alguns modelos de 2016 que só agora recebem a atualização para a nova versão.

 

 

O Android Marshmallow é hoje a versão mais usada (31,8%), seguida de perto do Android Lollipop (30,1%). Muitos desses dispositivos dos dois grupos não devem receber o Android Nougat.

Comparando diretamente com o iOS, podemos ver como esse contraste é acentuado. O iOS 10 tem mais de 80% de presença nos dispositivos compatíveis, e isso faltando pouco mais de um mês para o lançamento da versão final do iOS 11.

Tal comparativo deve ser visto com ressalvas, já que a Apple cria uma versão específica do iOS para seus dispositivos, enquanto que a Google não lança um Android para todos os fabricantes, que por sua vez realiza as suas respectivas alterações para dar o seu sinal de identidade. E esse é apenas um dos fatores que tornam a fragmentação do sistema operacional algo ainda mais crítico.