Android Nougat

Os últimos dados de distribuição das versões do Android revelados pela Google confirmam que o Android Nougat segue crescendo, mas com uma evolução lenta e incapaz de superar as versões de 2014 e 2015 (Android Lollipop e Android Marshmallow).

O Android Nougat cresce mês a mês, e alcançou uma cota de mercado de 13,5% dos dispositivos Android ativos, um aumento de 2% em relação ao mês anterior.

O Android Marshmallow ainda é a versão mais utilizada do Android, com 32,3% de mercado, seguido pelo Android Lollipop, com 29,2%. Já o Android KitKat ainda está na frente do Android Nougat, com 16% de cota. E aqui, mais uma vez, vemos o quão grave é o problema da fragmentação do sistema operacional da Google.

 

 

O Android KitKat chegou ao mercado em outubro de 2013, e ainda é a terceira versão mais utilizada do Android. É evidente que o problema radica na obsolescência programada pelo software mantida pelos principais fabricantes, que só oferecem dois anos de atualizações (na melhor das hipóteses), uma vez que temos modelos de linha média ou de entrada que nunca são atualizadas por vias oficiais.

O pior de tudo é que, se tudo seguir como previsto, o Android O chegará ao mundo no final de 2017, em um momento que o Android N sequer conseguiu superar o Android M. Ou seja, mais fragmentação do sistema operacional móvel da Google a caminho.

Veremos como o tema vai evoluir, mas é lamentável ver modelos potentes presos no Android Marshmallow.

 

Via GSMArena