3D-Touch

Uma das grandes novidades introduzidas pela Apple e Huawei nos seus dispositivos foi a interface 3D Touch, característica que já está presente no Android N, como indica a documentação da Preview 2 do software. Porém, uma nova informação indica que o recurso pode não chegar na versão final do software.

A fonte da notícia não deu detalhes concretos nem justificou essa possível ausência, mas diversas possibilidades explicam, que vão desde a necessidade de seguir melhorando o recurso para uma implementação perfeita, e essa é uma razão bem crível. Outra hipótese é a Google reservar o recurso para introduzir a mesma depois, no lançamento do Android N, através de uma atualização corretiva ou complementar.

A 3D Touch é uma característica aplicada à interface touch, que permite a identificação de forma precisa da intensidade das pulsações baseado na pressão, mostrando respostas diferentes de acordo com a mesma. Por exemplo, uma pulsação leve pode abrir um aplicativo, mas uma pressão mais prolongada pode abrir um menu contextual com diferentes opções de uso e itens de configuração.

android-n-3d-touch

Não é algo revolucionário ou inédito. A Microsoft já brincou com o conceito, visando incorporá-lo no Lumia McLaren (ou Lumia 935). Mas levando em conta que o 3D Touch não seja implementado oficialmente no Android N, isso não quer dizer que os fabricantes de dispositivos não possam integrá-lo em algumas de suas interfaces. Algo bem comum, que já aconteceu em outras oportunidades.

Via SlashGear