Android N Developer Preview_02

Depois do vazamento de hoje a tarde, a Google “pega todo mundo de surpresa” e libera o Android N Developers Preview para os desenvolvedores e mais curiosos.

O objetivo aqui é recolher o feedback dos testadores e para motivar as pessoas a adotarem a nova forma de download dessa atualização. É possível optar pelo método de sempre, baixando a imagem ou participar do programa Android Beta program, que vai instalar esses pré-lançamentos via OTA em qualquer um dos Nexus compatíveis.

 

Quais são as novidades?

Android N Developer Preview-01

Um dos recursos de maior destaque é o esperado modo de multi-janelas ou tela dividida. A Google finalmente oferece um recurso que outros fabricantes decidiram adaptar de forma independente em seus dispositivos Android. É uma grande vantagem para todos aqueles que contam com um Pixel C ou com tablets com Android puro. Há também um modo picture-in-picture, onde você pode ver um vídeo do YouTube enquanto escreve um e-mail para um amigo.

Android N Developer Preview_01

Com o Android N, as notificações de mensagens podem ser respondidas diretamente na notificação, no estilo do iOS, além de ampliar-se (opcionalmente) quando pertencem a um mesmo aplicativo, para não ocupar tanto espaço. Da mesma forma, o Doze (sistema de economia de energia) foi melhorado, economizando recursos até mesmo quando a tela está apagada.

Android N Developer Preview_04

Os ajustes rápidos também podem ser modificados (uma melhoria que estava oculta no Marshmallow), podendo criar telas ou espaços adicionais de ajustes com a sua própria API, de forma que os desenvolvedores podem aproveitar essa característica em seus aplicativos.

android-n-preview-tablet

Não são os únicos recursos adicionados. Sem fazer barulho, a Google fez mudanças como um modo de economia de dados, suporte para múltiplos idiomas de forma simultânea ou a gravação a partir do Android TV, além de fazer modificações na tela de chamadas ou no Android for Work.

Android N Developer Preview_05

Caso você esteja interessado em instalar o Android N Developer Preview (ATENÇÃO: é uma versão preliminar, com erros de estabilidade e que deve ser baixada e instalada em seu dispositivo por sua conta e risco), basta acessar os links a seguir, com as correspondentes versões compatíveis.

– Nexus 5X
– Nexus 6
– Nexus 6P
– Nexus 9
– Nexus 9G
– Nexus Player
– Pixel C