android-lollipop

O Android 5.x Lollipop ainda não alcançou os 10% de mercado entre os smartphones Android, mas ao menos ganha terreno com maior velocidade. Mesmo assim, o grave problema da fragmentação do sistema do Google persiste.

Os dados oficiais do Google mostram que, seis meses depois do lançamento do Android Lollipop, a versão está instalada em 9% dos dispositivos. Ainda é muito baixo comparado ao seu principal rival, o iOS 8, que está em 80% dos dispositivos da Apple.

O Android 4.4 KitKat segue reinando com 39% do mercado, se dividindo em 18% do Android 4.2, 15% do 4.1 e 6% do 4.3. E, por incrível que pareça, o Android 2.3 ainda está vivo, com 6% dos dispositivos.

O problema da fragmentação é um velho conhecido do Google, e continua a se repetir. Enquanto que apenas os dispositivos da marca Nexus são atualizados em um período razoável logo após o lançamento de cada versão, os fabricantes de dispositivos que recebem o sistema operacional não fazem o mesmo. 

Fragmentacion_Android_2

Pagar entre R$ 600 e R$ 800 em um smartphone e que o fabricante leva seis meses (ou mais) para atualizar o sistema operacional (quando atualizam), com um hardware com menos de dois anos de vida é uma carência que reflete nos dados globais do Android. A fragmentação resulta em uma venda menor de dispositivos, e um dos reflexos disso é o que faz a Apple hoje e o que fará o Windows 10: atualizar gratuitamente os dispositivos durante toda a sua vida útil.

Esta é uma tendência que os fabricantes de dispositivos Android precisam se atentar rapidamente, para não acabar com a mina de ouro do mercado mobile.

19361979

LG G3

Via Droid Life, Softpedia