650_1000_androidlroot-1

Apenas dois dias depois da Google apresentar o Android L, e um dia depois da verão preliminar do sistema (destinada aos desenvolvedores) estar disponível, e o pessoal do The Android Soul já alega ter conseguido o acesso de superusuário (root) do sistema, utilizando um Nexus 5 e um Nexus 7.

Como vocês bem sabem, o root oferece todos os privilégios possíveis de administrador no dispositivo, permitindo realizar procedimentos que com o acesso convencional não seriam permitidos. Por exemplo, modificar o relógio do SoC, mudar a resolução de tela, e principalmente, instalar uma ROM personalizada do Android.

A essa altura do campeonato, já estamos acostumados a ver os sistemas operacionais móveis sendo “burlados” em muito pouco tempo. Mas no caso do Android L, foi em tempo recorde. Em todo caso, o mais importante é eles conseguiram o feito, permitindo um acesos de superusuário aos dispositivos citados.

650_1000_androidlroot-2

Curiosamente, para conseguir o acesso root, parece que tudo o que você precisa fazer é realizar umas modificações “leves” no app SuperSU, utilizado habitualmente para desbloquear outras versões do Android. Quem descobriu o método foi o Chainfire, o programador do aplicativo. No site The Android Soul, você encontra todo o procedimento de root do Android L, passo a passo.