motorola-moto-x-oficial-01

A pergunta de US$ 1 milhão, que é feita desde ontem (31) por diversos usuários Android é: “quando o meu smartphone vai receber o Android 4.4 KitKat?”. A resposta oficial da Google? “Para alguns, nas próximas semanas. Para outros, depende…”.

A Google informou a primeira leva de dispositivos que vão receber em breve a nova versão do seu sistema operacional. Porém, um dos pontos que a Google mais quis enfatizar no Android KitKat foi a sua capacidade de se adaptar em modelos que contam com um hardware mais limitado (pelo menos 512 MB de RAM), o que automaticamente cria a perspectiva de atualização em modelos mais simples, ou até aqueles que nunca mais receberam a atualização de uma firmware.

Nesse exato momento, a lista de dispositivos que estão com a atualização para o Android 4.4 KitKat garantida, e que devem receber em breve o update, é composta pelos modelos a seguir:

(lista compilada em 01 de novembro de 2013)

– Google Nexus 4
– Google Nexus 10
– Google Nexus 7
– Samsung Galaxy S4 (Google Edition)
– HTC One
– Motorola Moto X
– Motorola Droid Mini
– Motorola Droid MAXX
– Motorola Droid Ultra

Vale lembrar que o Samsung Galaxy Nexus, lançado oficialmente em 2011, não vai receber o Android KitKat (pelo menos de forma oficial). A Google já confirmou essa decisão, e a explicação aqui é a política dos 18 meses de atualização para os produtos da linha Nexus. Por outro lado, entendo que as equipes de desenvolvimento alternativas, poderão fazer a alegria de muitos, criando ROMs customizadas para o smartphone.

Falando especificamente da Motorola.

Por ser agora uma empresa da Google, é mais do que natural que eles se apressem em informar quais modelos estão com atualização garantida para a nova versão do Android. Como já era esperado, a lista de produtos é pequena, e prioriza alguns dos produtos considerados “premium” do portfólio do fabricante.

Um desses modelos é o Moto X, algo que já era mais ou menos esperado. Além disso, os modelos da linha Droid comercializados nos Estados Unidos (Mini, Ultra e Maxx) entraram na lista de updates, porém, modelos destacados como o RAZR HD, MAXX HD e RAZR M ficaram de fora dessa primeira leva de updates, ficando com o incerto status de “atualização em breve”.

Modelos mais veteranos, como o Bionic, RAZR MAXX ou Droid 4 ficaram definitivamente de fora da lista de atualizações, e vão ficar estacionados na versão Android 4.1.2. Porém, o responsável pelo departamento de produtos da Motorola, Punit Soni, esclarece em sua conta na Google+ que essa lista será atualizada, conforme novas informações e detalhes sobre os planos de atualização estejam disponíveis.

Resta saber como os diversos fabricantes de smartphones com o sistema Android (Sony, Samsung, LG e tantas outras) vão se posicionar sobre esses planos de atualização. Porém, a primeira impressão que tenho é que, mesmo com o plano claro da Google em universalizar o Android KitKat em seus dispositivos (ou contar com esse sistema no maior número de dispositivos possível), a perspectiva do fim da fragmentação do sistema parece estar bem longe de acontecer.

Via Motorola (Google+), Android Central, Motorola (site)