androides

O Android 4.4 KitKat estreou há um ano, com o Nexus 5, mas parece que esse período não foi suficiente para que os fabricantes atualizassem os seus dispositivos com essa versão. Hoje, a cota de mercado do Android 4.4 é de 33.9%, ou seja, um em cada três dispositivos Android contam com o KitKat, o que mostra a dificuldade para os usuários desfrutarem dessa versão do sistema do Google.

A pergunta que fica é: será que a adoção do Android 5.0 Lollipop será igualmente lenta?

Só poderemos responder essa pergunta no final de 2015, mas até lá, temos os novos números oficiais da fragmentação do Android, que servem como referência para estudar o avanço das diferentes versões do sistema operacional.

650_1000_android-noviembre14

O Android Jelly Bean conta com 48.7% de mercado, enquanto que o Ice Cream Sandwich está em 7.8%. O Gingerbread ainda é um sobrevivente, com 9.1%, e o Froyo ainda conta com 0.5% de cota de mercado.

Não há dados sobre o Lollipop, e o motivo é que, para o Google, qualquer versão do Android com menos de 0.1% de cota de uso não aparece nos resultados. É possível que um grande número de dispositivos já contem com a nova versão, mas é de se supor que o Google queira esperar mais um pouco, e oferecer números mais chamativos em janeiro.

Vía | 9to5GoogleGoogle Developers