androidkitkatlogoaam

Assim como acontece a cada mês, a Google divulgou os dados sobre a distribuição das versões Android no mercado (ou popularmente conhecido como “processo de fragmentação do Android”, com a esperança de ver como as últimas atualizações do sistema começam a dominar a situação.

O último relatório também mostra que um maior número de usuários passam a contar com a última versão do Android. A versão 4.4 KitKat dobrou os seus números de participação de mercado, chegando a 5.3% de cota, contra 2.5% registrados na medição feita no mês passado. O crescimento está relacionado com as elevadas vendas de modelos como Samsung Galaxy Note 3, Galaxy S4, HTC One e Motorola Moto G.

datos-abril-2014

Outro dado que chama a atenção está relacionado com a imortal versão Android 2.3 Gingerbread. Essa versão finalmente deixou de ser a segunda mais utilizada, passando a contar com 17.8% da cota de mercado Android. O Gingerbread foi finalmente superado pela versão Android 4.2 Jelly Bean, que conta agora com 18.1%.

A quarta colocada no ranking Android é a versão 4.0 Ice Cream Sandwich, com 14.3% (antes eram 15.2%). O que mais chama a atenção é que a quinta versão é a Android 4.3 Jelly Bean, que registrou uma queda nos seus números, provavelmente pelo fato que a maioria dos dispositivos que hoje contam com a versão 4.4 foram atualizados a partir da versão 4.3.

Na lanterna, ainda temos as insistentes versões 2.2 Froyo, com 1.1%, e o Android 3.2 Honeycomb, com 0.1%.

datos-abril-2014-tabla

É sempre bom lembrar que as estatísticas são recolhidas a partir do acesso dos dispositivos Android na Google Play, e que esse último estudo corresponde ao período de coleta da dados do mês de março, com a janela se encerrando em 1 de abril.

Via Android Developers