O Google sabe que o potencial oferecido pelo Android está colocando o sistema a níveis pouco imaginados quando o sistema foi oficialmente apresentado. Seu crescimento, desenvolvimento e adoção por parte dos usuários é algo notável, e uma das funções mais recentes da nova versão, a 4.1 (Jelly Bean), que não vem ativa de série, mas que pode ser vantajosa para muita gente: a função de múltiplas contas.

Na semana passada, foi descoberta a possibilidade de se manejar várias contas de usuários no Android Jelly Bean, mas apesar do recurso estar integrado ao sistema, o Google decidiu “esconder” a função (certamente para ativá-la nas próximas versões do sistema operacional), e não mencionou nada sobre o assunto durante a apresentação oficial do sistema.

A possibilidade de ter contas múltiplas é algo realmente interessante, pois coloca o Android em um patamar superior em relação a qualquer sistema operacional móvel atual. Conhecemos esse recurso em sistemas operacionais para desktops, mas para smartphones, tal recurso nunca foi integrado de forma oficial. O vídeo no final do post mostra como o recurso funciona corretamente, e a troca de um usuário para outro é imediata, algo que, vendo de longe, parece ser genial.

Porém, o processo de ativação desse recurso nos smartphones não é algo simples. É necessário contar com um dispositivo Android 4.1 Jelly Bean e ter a permissão de superusuário (ou ROOT). Uma ROM CyanogenMod 10 pode resolver o problema. Para quem quer tentar o processo, é só fazer o download do emulador (clique aqui), e seguir o passo a passo do processo (clique aqui).