android-robots

Temos novos dados sobre as cotas de mercado dos diferentes sistemas operacionais e fabricantes, correspondentes ao segundo trimestre de 2015, sem revelar grandes mudanças em relação aos trimestres anteriores.

Mais uma vez o Android é o rei da festa, seguido do iOS. A presença do BlackBerry continua a sua queda livre. A tabela abaixo mostra que os smartphones do sistema do Google contam com 82% do mercado no segundo trimestre (no mesmo período de 2014, era 83,8%, diferença não tão chamativa, já que a liderança ainda é muito grande).

Os iPhones registraram um leve aumento – supomos que temos alguns migrados do Android -, passando de 12,2% no ano passado para 14,6% de agora. O duopólio iOS e Android permanece invencível, enquanto que o Windows Phone segue estacionado, com 2,5%.

Entre os fabricantes, também não temos muitas surpresas. Apesar da queda, a Samsung ainda é líder, seguida pela Apple e pelos chineses Huawei, Lenovo (com as vendas da Motorola) e Xiaomi (nessa ordem).

Para o futuro, a Gartner acredita que os extremos (smartphones top de linha e modelos acessíveis com 4G) vão continuar crescendo, sendo essenciais em um mercado de telefonia móvel que está cada vez mais saturado (até a China pode alcançar o seu topo de crescimento). Da mesma forma, a chegada dos modelos com Windows 10 – de diferentes fabricantes – pode fazer com que esses números mudem.

Vamos esperar para ver.

Via The VergeGartner