Não é surpresa para ninguém saber que Android e iOS são os sistemas que dominam, pelo menos, 80% do mercado de sistemas operacionais móveis. Talvez o que mais importa analisar no estudo divulgado pela comScore é analisar o quão grande será o desafio do Windows Phone para entrar nessa briga. Sim, porque um ano depois de seu lançamento, ele ainda está atrás do BlackBerry OS, com uma grande diferença entre os dois.

Falando um pouco mais dos líderes: a comScore analisou os números dos últimos três meses, e detectou que o crescimento do sistema do Google segue sendo algo sem limites. O Android saiu de um domínio de 50.1% em maio, para 52.6% em agosto. Ou seja, de cada 10 smartphones no planeta, cinco são do robozinho verde. Mas isso não significa que a Apple não cresceu nada no mesmo período. No último trimestre, o crescimento foi de 2.4%, contando agora com 34.3% do mercado. E esse número deve inflacionar ainda mais, com a chegada do iPhone 5.

Voltando a falar da Microsoft, o desafio do Windows Phone é grande. Além do fato de ficar atrás da Research in Motion, que está com uma cota de mercado de 8.3%, teve uma queda de participação de mercado no último trimestre, caindo de 4.1% para 3.6%. É claro que devemos aqui observar que o volume de lançamentos de smartphones com o sistema da gigante de Redmond diminuiu, e que muitos usuários estão esperando pelos modelos com Windows Phone 8. Logo, esse número deve aumentar na próxima avaliação que a comScore realizar.

Já no mercado de fabricantes, temos a Samsung como líder, com 25.7% do mercado. A LG vem na segunda posição, mas vem perdendo terreno para a Apple, que teve o maior crescimento no período (2.1%, indo para 17.1%, contra 18.2% da LG). A Motorola segue na quarta posição, com 11.2%, e a HTC é a quinta colocada no mercado, com 6.3%.

Via comScore