smartphones-mercado-mobile

 

Com os escassos esforços da Microsoft para impulsionar o seu Windows 10 Mobile, a BlackBerry apostando no Android e a morte do Firefox, o mercado de smartphones é, definitivamente, o duopólio Android + iOS. Os dados da Kantar Worldpanel deixam isso bem claro.

O Windows tem apenas 5% na França, perdendo mais da metade de sua cota em relação ao mesmo período do ano passado (agosto de 2015). O Android segue se aproveitando disso para expandir o seu domínio, avançando em todos os mercados analisados, menos nos Estados Unidos, onde o iOS cresce mais. Lá, Android e IOS dominam mais de 95% do mercado.

Os dados do trimestre finalizado em agosto confirmam a tendência dos últimos meses: o duopólio Google + Apple está expulsando do mercado os demais. O Android tem mais de 90% de mercado na Espanha, e tem mais de 80% na Alemanha, Itália e China.

O iOS evolui de forma mais lenta, com aumento nos países europeus acima citados e nos Estados Unidos. Na China, Austrália e Japão, perdeu terreno. O motivo pode ser a espera pelo lançamento dos novos iPhone 7 e iPhone 7 Plus, que chegaram em setembro.

Entre os fabricantes, a Samsung lidera nos Estados Unidos (33,9%) seguida de perto pela Apple (30,9%). No Reino Unido, o iPhone SE é o mais vendido, e a Alemanha é um dos melhores mercados da Samsung, que tem cota de 46%, graças aos modelos Galaxy S7, A3 e A5.

Todos esses dados podem mudar de forma sensível em setembro, com os efeitos das vendas do iPhone 7. Mais interessante será a análise de outubro, com a chegada dos novos Pixel da Google e a saída do Galaxy Note 7 do mercado.