A Gartner revelou o resultado de seus estudos referentes ao mercado mundial de sistemas operacionais móveis, referentes ao segundo trimestre de 2012, e os números mostram que o Android é mesmo a plataforma dominante, com uma vantagem que chega a ser mais que o triplo do segundo colocado, o iOS.

Apesar do fato que a venda de dispositivos móveis caiu 2% em comparação ao mesmo período do ano passado, o Android domina o mercado mobile do planeta, com uma presença de pouco mais de 64% de todos os dispositivos ativos no planeta. O segundo colocado, o iOS, se estabeleceu nessa posição, com aproximadamente 19% de mercado. Os 17% restantes são repartidos entre os sistemas Symbian, RIM, Bada e Windows Phone, nessa ordem.

O principal motivo para o sucesso do Android é porque os modelos da Samsung são um sucesso. A fabricante sul-coreana foi a que mais vendeu dispositivos no período, com 21.6% de todo o mercado. Um dado curioso: a Samsung é seguida de perto em volume de vendas pela Nokia, que vendeu 19.9% dos 419 milhões de telefones móveis que foram vendidos durante o segundo trimestre de 2012.

Para a Apple, a venda de smartphones diminuiu nos últimos meses, mas isso não é uma preocupação para a empresa de Cupertino, uma vez que a maioria dos usuários já está esperando por uma nova versão do iPhone que, se lançado, certamente vai causar alterações nesses números. Ainda que Tim Cook reconheça que, em partes, isso também se deve às dificuldades econômicas que muitos países enfrentam, principalmente no continente europeu.

De acordo com o relatório, Motorola e RIM são as empresas com os piores resultados registrados no final do segundo trimestre, de modo que são essas as que devem trabalhar mais. É muito provável que a Motorola, agora nas mãos do Google, se foque em reforçar a sua linha de smartphones, deixando um pouco de lado os “featured phones”. Já a RIM tentará buscar um fôlego novo com o seu BlackBerry 10.

Via Gizmologia