No último dia 23 de outubro, Tim Cook apresentou os números de vendas do iPad, e tudo parecia espetacular, como sempre parece ser nas apresentações da Apple. Na ocasião, Cook anunciou que foram vendidos 14 milhões de iPads no último quadrimestre. Porém, parece que existe uma segunda leitura desses dados. Ou que, pelo menos o pessoal da Strategy Analytics não vê as coisas como tão espetaculares assim.

O instituto publicou a sua previsão de vendas no período, e anuncia que a Apple registrou uma queda de cota de mercado, saindo de 68.3% do estudo anterior para 56.7%. Essa queda tem apenas um único culpado: o Android, cujas vendas de tablets passaram dos 7.3 milhões para os 10.2 milhões, elevando assim o seu market share para 41%.

A Strategy Analytics chama esse novo cenário de mercado como o “peso coletivo” de tantos tablets com Android que aos poucos estão formando uma porção considerável do mercado, e em especial, o Kindle Fire HD é um daqueles que mais ajudam a equilibrar essa balança. Vale a pena lembrar que esses dados são de estimativas de vendas, uma vez que fabricantes como a Amazon se negam a tornar público os seus dados de vendas. Ou seja, esses números podem ser ainda maiores.

É dispensável dizer que esse cenário de mercado dos tablets poderá ser bem diferente no final de 2012. Afinal de contas, o iPad Mini está chegando e os primeiros tablets com Windows 8 também. Isso, sem falar que na próxima segunda-feira (29), teremos atualizações dos tablets Nexus 7. Quem viver, verá.

Via