A nova versão do Android foi oficialmente apresentada: Android 9 Pie. O software é baseado nos sistemas de inteligência artificial, e já está disponível para modelos selecionados.

A Google decidiu contrariar as previsões que indicavam para uma apresentação definitiva do novo sistema para o dia 20 de agosto. E, se você quer saber as características mais importantes da nova versão, continue a ler esse post.

 

 

1. Sistema de bateria adaptativo

O novo sistema Adaptative Battery faz com que o Android estude e reconheça o seu padrão de uso para gerenciar melhor a energia do equipamento, para que você sempre tenha bateria para os apps e serviços que você mais usa.

 

 

2. Previsões para determinadas ações

O App Actions pode prever o que o usuário quer fazer a seguir, agilizando ao máximo as tarefas cotidianas. Por exemplo, se você conecta o fone de ouvido no smarpthone, aparece o seu player de música, ou alguns apps e ações do dia a dia assumem prioridade pela manhã, ou quando você está no trabalho.

 

 

3. Slices

É uma ferramenta que oferece acesso mais rápido às seções que mais interessam em cada aplicativo. Você pode ter mais informações de imediato, como nos prelos de um determinado produto ou serviço, sem precisar navegar muito no aplicativo.

 

 

4. Sistema de brilho adaptativo

Oferece maior economia de bateria e melhor proveito dos conteúdos na tela. O Adaptative Brightness ajusta o brilho da tela automaticamente, de acordo com a tarefa ou ambiente. Vai ajudar a melhorar o funcionamento da tela e aumentar a autonomia de bateria.

 

 

5. Navegação mais simples

O botão de início é claro, e fica em uma posição central. Com um simples deslizar para cima, você tem acesso às pré-visualizações da tela completa para os apps recém utilizados. O Smart Text Selection é um sistema inteligente que reconhece o significado do texto selecionado, oferecendo a possibilidade de realizar determinadas ações.

 

 

6. Ajustes rápidos redesenhados e melhorados

O Quick Settins é uma função vital para quem quer ativar ou desativar recursos de forma rápida. Essa seção foi reformulada no Android 9 Pie, onde realizar capturas de tela ficou muito mais fácil. Também foram simplificados os controles de volume, e um botão confirma a rotação, além de oferecer um mecanismo mais fácil para gerenciar as notificações.

 

 

7. Uma tabela de controle para o usuário

O Dashboard é uma forma simples de saber quanto tempo você passa com o smartphone, quantas horas está dedicando a um aplicativo, quantas notificações recebeu e o número de vezes que desbloqueou o dispositivo.

 

 

8. Temporizador de aplicativos

Aqui, os usuários podem gerenciar quanto tempo querem passar usando cada uma das ferramentas ou serviços obtendo avisos quando está próximo de superar o limite de tempo. Se você quer frear o vício a determinados aplicativos, essa opção é fenomenal.

 

 

9. Modo Não Perturbe

O modo Não Perturbe desativa as notificações de chamadas recebidas ou mensagens de texto. Também faz desaparecer qualquer interrupção visual da tela.

 

 

10. Função Wind Down

Ele ativa uma luz noturna à noite e ativa o recurso Não Perturbe. Na hora selecionada, a tela fica em cor cinza para lembrar o usuário que é hora de ir descansar.