android-5-1

A Google anunciou ontem (9) o novo Android 5.1, versão rumorada por semanas, e que finalmente se apresenta como oficial pelas mãos da gigante de Mountain View, com uma boa quantidade de novidades debaixo do braço.

Entre os destaques, vale assinalar a possibilidade de agora utilizar mais de um chip em um terminal com múltiplos slots SIM, assim como o suporte para chamadas de maior qualidade com voz HD (sempre e quando o dispositivo for compatível com o recurso).

Outra novidade importante é o novo modo de proteção do dispositivo em caso de perda ou roubo. Desta forma, o recurso manterá o telefone bloqueado até que seja adicionado a conta Google do dono, um requisito que se manterá inclusive se o produto passar por uma reinicialização de fábrica. De acordo com a Google, essa qualidade estará disponível na maioria dos smartphones e tablets distribuídos com o Android 5.1, assim como no Nexus 6 e Nexus 9.

Nem precisamos dizer que a Google corrigiu certos bugs e melhorou a estabilidade do sistema, além de adicionar a possibilidade de controlar as redes WiFi e o emparelhamento Bluetooth a partir de atalhos rápidos do menu.

O Android 5.1 já começou a ser distribuído de forma escalonada nas diferentes regiões do planeta. Nos EUA, por exemplo, os modelos Nexus 4, 5 e 7 (2013) começaram a receber através da operadora T-Mobile, e os modelos Nexus 6 e Nexus 9 devem receber em breve.

Traduzindo: espere pacientemente pela atualização no Brasil.