android-versions-march-2013

A notícia é boa, dependendo da ótica que se vê. Fato é que, pela primeira vez, o número de dispositivos ativos com todas as versões do Android 4.x (Android 4.0.X Ice Cream Sandwich e 4.1/4.2 Jelly Bean) combinadas é maior do que o número de dispositivos com Android Gingerbread em todas as suas versões (2.3, 2.3.2, 2.3.3/2.3.7).

A notícia é boa? Sim, mas em partes. Foi necessário reunir dispositivos de duas versões do Android diferentes para suplantar uma única versão (e suas variantes), que ao que tudo indica, ainda é a dominante do mercado. O Android Gingerbread, que está disponível desde 2010, ainda está presente em pelo menos 44% do mercado de dispositivos ativos do Android, e sua queda continua lenta demais para afirmarmos que ele será superado até o final de 2013 na sua cota de mercado.

Por outro lado, é bom ver que o Android Jelly Bean está com um aumento de participação de mercado mais rápido que aquela que vimos no Android Ice Cream Sandwich. As versões 4.1 e 4.2 combinadas já contam com 16.5% de mercado, enquanto que o Android Ice Cream Sandwich tem ainda 28.6% de participação. Outro ponto favorável para o Jelly Bean é que os recentes lançamentos dos fabricantes nos smartphones de linha média/alta já contam com, pelo menos, a versão 4.1 do sistema do Google, o que deve aumentar a sua fatia de mercado em médio prazo.

Resta saber até quando os fabricantes vão lançar modelos de entrada com o Android Gingerbread. Entendo que passou da hora de se esquecer essa versão, e arriscar em modelos mais modestos o Android Ice Cream Sandwich. O usuário médio só tem a ganhar com essa iniciativa.

 

Via PHAndroid