google-nexus-5-0003

Além de herdar o design e a engenharia da LG, o novo Nexus 5 também recebeu alguns detalhes presentes no Motorola Moto X. Por exemplo, os aplicativos do Google Search e Google Now são compatíveis com um novo método de entrada de dados que dispensa a interação com o aparelho (tal como acontece com o Moto X), já que apenas com a pronúncia da palavra-chave permite realizar a pergunta desejada nos serviços já citados, inclusive com o smartphone com a sua tela apagada.

Além disso, o sistema estabelece pequenos diálogos com o usuário, já você pode pedir para enviar uma mensagem de texto para “Paulo”, e o sistema pode responder “Que Paulo?”, caso você conte com mais de um Paulo na sua lista de contatos.

Mas as novidades vão além, uma vez que o pessoal de Mountain View garante que o novo reconhecimento de voz é, pelo menos, 25% mais rápido do que nas versões anteriores do Android, e pode inclusive ser ativado manualmente com um gesto na tela em toque (por enquanto apenas no Nexus 5). Os cartões inteligentes do Google Now também contam com melhorias, oferecendo mais informações relacionadas com o seu status atual, assim como buscas que você fez anteriormente, entre outros recursos.

Por enquanto, todas estas novidades chegarão exclusivamente no Nexus 5, de modo que os demais smartphones terão que esperar a atualização oficial para o KitKat para receberem tais funcionalidades.

Via Engadget