android-versions-december-2-2013

E mais uma vez, vamos falar nesse blog sobre o monstro que a Google quer exterminar: a fragmentação. A boa notícia para o pessoal de Mountain View é que, ao que tudo indica, eles estão ganhando a guerra. O Android 4.4 KitKat já capturou 1.1% do mercado de usuários ativos do Android, com apenas um mês de lançamento dessa versão do sistema operacional.

Mesmo que você pense que essa é uma porção ridícula e insignificante da imensa massa de dispositivos do sistema do robozinho verde, é preciso levar em conta que o KitKat é a versão que mais rápido está crescendo (mesmo com apenas um mês de vida), e que por enquanto, ele está disponível em um número limitado de dispositivos. Resta esperar como será o desempenho da versão com a prometida disponibilidade da versão para outros dispositivos nas próximas semanas.

Sobre as demais versões, o Android Jelly Bean (4.1.x – 4.3) já possui 54.5% do mercado de usuários ativos, mas temos que destacar que a expansão dessa versão no mercado será “congelada” com a chegada do Android KitKat. Nas demais versões, o Android Gingerbread (2.3.x), também conhecida como “a grande pedra no sapato da Google” ainda consegue concentrar um total de 24.1% de usuários ativos.

Porém, o pedregulho Gingerbread deve ser removido com a chegada do KitKat, que alimenta as esperanças de ser compatível até mesmo com os dispositivos do passado. Resta saber se os fabricantes terão a boa vontade de trabalhar no desenvolvimento de ROMs para esses aparelhos. Ou se simplesmente vão parar de lançar modelos de entrada com o Android Gingerbread.

A sociedade agradece nas duas hipóteses.

Via developer.android.com