nexus 4

Sim, feliz proprietário do Google Nexus 4. Seu smartphone pode sair do Android 6 Marshmallow e provar as delícias do Android 8.0 Oreo.

Isso é possível graças ao trabalho do developer Ziyan, que criou uma versão customizada da ROM do Android 8.0 Oreo via AOSP (Android Open Source Project, que já está disponível no XDA Developers.

Todas as principais conectividades e funcionalidades do smartphone já estão funcionais e compatíveis com o Android 8.0 Oreo, dando uma nova vida ao Nexus 4.

Porém, é necessário desbloquear o bootloader do smartphone para instalar uma TWRP Custom Recovery, para só depois instalar a ROM baseada no Android Oreo.

Quem diria que o Nexus 4, tão antigo, pode ter uma sobrevida graças a comunidade de desenvolvedores. É a prova cabal de que, se houvesse boa vontade da Google e de seus fabricantes, os dispositivos Android mais antigos poderiam sim receber as atualizações mais recentes.

Porém, os usuários acabam se vendo vítimas da já famigerada obsolescência programada, onde os fabricantes abandonam os dispositivos após os tais dois anos de suporte obrigatório (ou em alguns casos até antes disso… não é mesmo, Motorola?) para forçar goela abaixo os novos modelos de smartphones.

E esse é um dos motivos pelos quais a fragmentação do Android é tão elevada.

 

Download da ROM Android Oreo para o Nexus 4: AOSP (XDA)