anatel-fora

Enquanto a maioria de nós estava aproveitando o feriado no dia de ontem (21), o pessoal responsável pelo departamento de internet da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) teve que trabalhar um pouco mais do que o desejado para contornar as quedas constantes dos seus sistemas, em função de um ataque DDoS que o seu site e outros serviços relacionados sofreu.

A maior parte dos ataques à rede da Anatel veio de IPs internacionais, o que indica que um bootnet formado por computadores zumbis foi utilizada para gerar um maior tráfego nos servidores da agência. Com isso, os sistemas ficaram sobrecarregados e inacessíveis. Por tabela, também foram percebidas lentidões no acesso à internet em várias páginas no período da tarde, o que pode indicar o aspecto reflexivo desse ataque.

Os ataques aconteceram depois da Anatel se posicionar favorável ao limite de banda larga fixa por parte das operadoras, e dois dias depois do presidente da agência, João Rezende, culpar os gamers “pelo consumo elevado de banda”, dando a entender que as pessoas desse grupo deveriam jogar jogos offline, não tendo assim o direito de usar a internet do jeito que bem entendesse.

De quebra, Rezende reforçou o argumento do superintendente de competição da Anatel, Carlos Baigorri, que insiste em afirmar que “quem consome menos paga por quem consome mais”.

Via Tecnoblog