anatel

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu adiar o bloqueio dos celulares “xing-ling”, ou dispositivos que não contam com IMEI válido ou homologação na agência.

O adiamento acontece a pedido das operadoras, e apesar dos usuários com dispositivos que podem ser bloqueados ainda receberem alertas via SMS sobre a situação a partir do dia 15 de setembro, os bloqueios de forma efetiva começam a partir do dia 28 de novembro.

Antes, as notificações começariam em 30 de junho, e os bloqueios em meados de setembro. Mas muitos aparelhos devem ser bloqueados, e as operadoras querem um prazo maior para ajustar os seus sistemas.

Para a Anatel, a base atual de celulares nacional não será afetada, e apenas as unidades irregulares e ativas após a data do início das notificações serão bloqueados.

Os aparelhos passíveis de bloqueio são todos aqueles que não contarem com número IMEI registrado no banco de dados da GSMA. Ou seja, modelos que são cópias de grandes marcas que não contam com certificação serão bloqueados.

Modelos adquiridos no exterior de marcas como Xiaomi, OnePlus, Oppo, Vivo, etc contam com IMEI válido, e mesmo sem serem homologados pela Anatel não serão bloqueados. Mas é sempre importante tomar todos os cuidados para não adquirir gato por lebre: tem muitos smartphones clones de originais no mercado, e pessoas desonestas comercializando esses dispositivos.

 

Via IDG Now, Tecnoblog