unnamed

A Samsung Electronics realiza pela segunda vez consecutiva na América Latina, seu programa global de voluntariado, Employee Volunteer Program (EVP na sigla em inglês).

De 16 a 21 de agosto, a comunidade de Chocholá, no estado de Yucatán, no México, sediou as atividades do programa que busca atender necessidades específicas de diferentes comunidades em todo o mundo através do entendimento de seus problemas e áreas de oportunidade.

As atividades realizadas durante uma semana de EVP incluem a instalação de uma Sala Digital Samsung Smart School na Escuela Secundaria Técnica No. 23 “Niños Héroes” em Chocholá, que envolve a doação de 30 tablets, um computador, um painel touchscreen, licenças permanentes de softwares, Blu-ray, impressora multifuncional, carregadores e dois aparelhos de ar-condicionados. Essas salas possibilitam uma revolução no processo de ensino e aprendizado, motivando a colaboração durante a aula e proporcionando novas descobertas a estudantes e professores.

Os especialistas da Samsung na matriz também foram responsáveis por realizar aulas focadas em tecnologia da informação, como por exemplo, para o desenvolvimento de páginas na internet, treinamento de MS Office e robótica. Uma cerimônia festiva, no final da semana, marcou o encerramento das atividades e a colaboração entre coreanos e mexicanos.

Participaram do evento Rolando Zapata Bello, governador de Yucatán, Gal. Gilberto Medina, prefeito de Chocholá, além dos voluntários e estudantes beneficiados. Também estiveram presentes na cerimônia o CEO da Samsung na América Latina, Pedro Kim, e Mario Laffitte, vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung na América Latina, entre outros executivos e autoridades locais.

Em 2014, a sede escolhida pela Samsung para o EVP foi Manaus, no Brasil. Os moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Tupé receberam 21 voluntários diretamente da matriz da Samsung, em Seul. A equipe passou quatro dias fazendo serviços voluntários no local: eles reformaram a escola e doaram 20 computadores portáteis novos e dois ares condicionados para o telecentro escolar. Além disso, uma área comum para a comunidade foi construída em parceria com a Prefeitura de Manaus.

No total, já são mais de 11 mil horas dedicadas por funcionários da Samsung a atividades beneficentes em três anos. A taxa de participação foi de 89% dos funcionários na Coreia em 2014, um aumento de 32% em relação a 2012 – início do programa.