Depois de muita espera e especulações, a Amazon definiu uma data para iniciar suas operações de comércio eletrônico no Brasil: 1 de setembro. Segundo documentos acessados pelo site do Brasil Econômico, a varejista norte-americana procura um centro de distribuição de produtos no estado de São Paulo. Enquanto isso, os planos para a primeira fase de vendas no Brasil estão em processo de estudo.

Na primeira fase da Amazon no Brasil, só serão vendidos produtos de pequeno porte, como aparelhos Kindle, CDs, DVDs, livros, vídeo-games e softwares. Em uma segunda etapa, produtos de grande porte, como móveis, televisores, aparelhos eletrônicos e outros produtos que dependem de uma logística mais elaborada estarão disponíveis ao consumidor.

A Amazon espera vender aos consumidores brasileiros mais de 1,1 milhão de produtos no último trimestre de 2012, e em 2012, a meta é chegar a 4,8 milhões de itens vendidos. O objetivo da empresa é bater de frente com rivais como a B2W (Americanas.com, Shoptime e Submarino), que também contam com centro de distribuição em São Paulo, estado este que representa metade das vendas da B2W.

A chegada da Amazon é muito aguardada, não só pela mudança que deve promover no comércio eletrônico brasileiro, mas também pela nova opção de compras para o consumidor. Preços melhores, um serviço de melhor qualidade e maior variedade de produtos. São essas as perspectivas que a chegada da Amazon no Brasil promete. Bom, o seu lançamento era prometido para o final de 2011, e não aconteceu. Esperamos que dessa vez, aconteça. Afinal de contas, seria ótimo ter mais uma opção de compra na internet para o período do Natal.

Via Brasil Econômico