Amazon-teaser

A Amazon recentemente bloqueou uma pessoa para impedir que ela publique opiniões sobre um livro eletrônico, uma vez que a empresa acreditava que a pessoa em questão poderia ser amiga do autor. Imy Santiago tentou publicar uma opinião sobre um livro sem especificar várias vezes. A cada tentativa, ele recebia uma viso que estava violando as políticas do site. Quando pediu explicações, recebeu como resposta o fato de conhecer pessoalmente o autor.

A reação da Amazon até pode ter sentido, mas depois de saber o motivo pelo qual eles bloquearam as opiniões de Imy, outra pergunta surge: como que a Amazon ficou sabendo que essa pessoa é amiga do autor do livro sobre o qual ela queria publicar uma opinião?

Santiago se defende dizendo que a única conexão que ela tem com o autor do livro é nas redes sociais, depois de ler o seu primeiro livro. Isso poderia levar a pensar que a Amazon está extraindo dados das redes sociais para conhecer melhor os seus clientes, estabelecendo assim a conexão entre o autor da obra e o seu leitor.

Como vai reagir a Amazon diante desse cenário? Provavelmente com um ‘sem comentários’. Mas se isso aconteceu, eles cometeram um erro que pode expor muitas coisas, levantando muitas questões intrigantes.

Via Engadget