dia-do-consumidor-brasil

Amanhã, 19 de março, teremos o Dia do Consumidor. Mais uma data com promessas de grandes promoções, descontos de até 60% em produtos de diferentes categorias, e preços exclusivos. É claro que o TargetHD.net vai participar desse dia (não vamos esconder de ninguém que queremos as comissões de vendas), mas também é nosso dever fazer aquele alerta de sempre para os compradores em potenciais, pois os riscos aumentaram e qualquer tipo de internauta pode ser alvo de algum golpe virtual.

Antes das dicas, é sempre bom lembrar que o Dia do Consumidor é uma tentativa do comércio em geral em impulsionar as vendas no final do primeiro trimestre do ano, que tradicionalmente é mais fraco que os demais. Apenas para registro: nos anos anteriores, o Dia do Consumidor foi “comemorado” no dia 15 de março, mas como em 2014 esse dia cai em um sábado, foi mais conveniente transferir a ação para uma quarta-feira, dia de maior audiência da internet brasileira.

Uma das maiores preocupações que os compradores precisam ter antes de tirar o cartão de crédito da carteira é em relação aos golpes virtuais. Os fraudadores se tornaram verdadeiros profissionais, reproduzindo grandes e-commerces na íntegra, nos mínimos detalhes, e agora, vão até suas vítimas, através de falsos e-mails de grandes lojas da internet, que por sua vez, redirecionam os links para os sites falsos.

Essa tática é bem perigosa, pois é quase impossível identificar que o tal e-mail é falso. Por conta disso, muito cuidado. Aliás, você pode tomar duas medidas que diminuem as chances de você cair nesse golpe. A primeira é utilizar uma conta de e-mail específica para receber as promoções dos e-commerces que você se cadastrar (e certifique-se que realmente foi você que cadastrou aquele e-mail naquela loja). A segunda medida serve para quem tem contas de e-mail no GMail: utilize as abas da sua caixa de entrada, e direcione todo o recebimento de e-mails de e-commerces na aba “Promoções”. Qualquer e-mail que cair em outro lugar, desconfie.

Outra dica que é praticamente uma regra: evite comprar em lojas pouco conhecidas. Tudo bem, a busca é pelo menor preço, mas procure se certificar que aquela loja que está oferecendo um preço incrível por aquele produto que você procura há tempos ao menos tem uma procedência recomendada por outros compradores. Sites como o Reclame Aqui são essenciais para mostrar como é a experiência de compra naquela loja, e a partir daí, você pode tomar a sua decisão sobre a compra naquele estabelecimento.

Se o seu objetivo é economizar, a regra é: pesquise. Muito. Principalmente em dia de descontos. Ferramentas como o Buscapé e o Zoom são essenciais na busca pelo menor valor. Sempre vale a pena visitar esses dois sites para buscar os menores preços. Além disso, anote desde já o valor anunciado pelos e-commerces para os produtos que são do seu interesse. Tal como já aconteceu algumas vezes durante a Black Fail Friday Brasil, algumas lojas simplesmente “inflacionam” os valores dos produtos “do nada”, para que os descontos posicionem o valor desses produtos para o seu valor real, fora da promoção.

Isso é ilegal, amigo leitor. Se você detectar alguma “oferta” desse tipo, denuncie. O PROCON existe para isso.

Por fim, hora de falar em causa própria: compre no TargetHD.net!

Ao longo de todo o dia de amanhã, a partir das 00h00  (horário de Brasília), o blog vai publicar uma série de posts com alguns dos produtos que nós consideramos que efetivamente receberam descontos interessantes, tal como já fazemos ao longo de todo o ano. Além disso, a categoria Dicas de Compras vai concentrar todas as promoções do Dia do Consumidor, além das ofertas anunciadas por nós nos dias anteriores.

Esperamos ter ajudado de alguma forma. Boas compras!