armazenamento-na-nuvem

Existem várias opções de armazenamento que vão além do desktops e HDs externos. Os serviços de armazenamento na nuvem sempre oferecem um bom espaço para armazenar os dados mais importantes, e em alguns casos, é possível até mesmo duplicar o seu disco rígido, sem maiores problemas.

Os serviços que recomendamos nesse post não são soluções definitivas. Há muitas ofertas disponíveis, mas estas são as que contam com maior visibilidade e credibilidade para os mais diferentes tipos de uso do espaço disponível.

 

Box

box

O Box tem uma oferta inicial de 10 GB gratuitos, que são mais que suficientes para armazenar documentos importantes do trabalho e pessoais. Você só vai precisar de mais para armazenar arquivos multimídia. O serviço possui ferramentas colaborativas e de segurança, que codificam os dados na transferência via SSL e os arquivos armazenados recebem codificação AES de 256 bits. Nas plataformas móveis, há aplicativos para iPhone, Android e Windows Phone, e nos desktops, para as plataformas Windows e OS X (clique aqui para acessar).

 

Dropbox

dropbox

Um velho conhecido de todos. O Dropbox é um dos serviços mais atraentes, por conta de sua simplicidade. Com o tempo, o serviço foi crescendo, oferecendo outras alternativas na nuvem, como o Mailbox. Na área de segurança, conta com sistema de verificação de dois passos e codificação de arquivos. A oferta inicial é de apenas 2 GB de armazenamento, que podem armazenar os seus documentos mais importantes. Está presente nas plataformas móveis Windows Phone, iOS, Android e BlackBerry, e nos desktops, nas plataformas Linux, Windows e OS X (clique aqui para acessar).

 

OneDrive

onedrive

A proposta da Microsoft é muito boa. Oferece uma cota inicial de 15 GB de armazenamento, possui integração com o Office na web (com uma interface idêntica ao software do desktop), além de contar com integração com outros serviços da Microsoft, como o Outlook e o OneNote. A gigante de Redmond não deixa muito claro como cuida da segurança ou codificação dos dados (mesmo assim, vamos confiar que eles fazem isso). Está disponível no Xbox, Windows, OS X, Windows Phone, iOS e Android (clique aqui para acessar).

 

Google Drive

drive

A Google também melhorou e muito o seu Google Drive, que de cara oferece 30 GB de armazenamento (compartilhados entre e-mail e armazenamento na nuvem). A grande vantagem do Google Drive é contar com a visualização de um grande número de tipos de arquivos dentro do mesmo serviço, sem precisar recorrer a outros aplicativos, além de contar com integração com todos os serviços do Google e alguns apps de terceiros. Está presente no Windows, OS X, iOS e Android (clique aqui para acessar).

 

Bitcasa

Bitcasa

O Bitcasa é pensado nos usuários que querem duplicar os seus arquivos na nuvem, tornando os mesmos acessíveis a todo momento. Conta com 20 GB iniciais de armazenamento, e na parte de segurança, ele aplica a criptografia antes mesmo de armazenar os dados na nuvem de qualquer documento ou arquivo, além de permitir o streaming de arquivos multimídia. Está presente nas plataformas Windows, Linux, OS X, Firefox OS, iOS e Android (clique aqui para acessar).