alibaba

O Alibaba iniciou os testes dos prédios expendedores de veículos, para quem quer comprar e pagar pelos carros.

A ideia é que as duas primeiras lojas nesse formato estreiem em janeiro na China. A ideia é que você compre um carro tão fácil como compraria um refrigerante. A empresa planeja ter “dezenas” de lojas inauguradas na China ao longo de 2018.

O processo de compra começa com um aplicativo para smartphone, que escaneia o carro que você quer testar. Depois, o app vai mostrar os dados básicos sobre o carro escolhido.

Para quem quer testar, o app pede o registro de uma selfie e, se o carro estiver disponível em um dos prédios próximos, o aplicativo pede para você escolher uma cor e reservará um test drive. Só aí você vai até a loja em formato de máquina dispensadora para o próximo passo.

Na loja, os carros são liberados, escaneando seu rosto para se encaixar com a imagem da selfie, permitindo assim um teste de três dias. Passado esse tempo, você pode comprar o carro pelo aplicativo, ou devolvê-lo para a loja e/ou testar outros modelos.

O limite para testes e de até cinco carros por usuário por mês, e os clientes mais abastados conseguem testes grátis. Além disso, o Alibaba não revelou nenhum outro detalhe sobre os custos do serviço. Nem há um nome oficial para esse tipo de loja.