Ontem (13/04), a Aliança Renault-Nissan e a Prefeitura de São Paulo assinaram um acordo de intenções para estudar oportunidades e possíveis ações para o uso de veículos elétricos na cidade, para assim reduzir a poluição, preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida na capital paulista.

Sobre os carros elétricos, diferentemente dos automóveis tradicionais, estes não possuem tanque de combustível e escapamento, por isso não poluem o meio ambiente. Além disso, veículos elétricos podem contribuir para minimizar a poluição sonora, facilitar a mobilidade urbana e a independência de fontes tradicionais de energia.

Há décadas a Nissan tem investido no desenvolvimento de veículos 100% elétricos e com emissão zero de poluentes para implantação em grandes cidades, principalmente as que fazem parte do grupo C40, Grupo das Grandes Cidades para Combate às Mudanças Climáticas.

Carlos Ghosn, CEO da Allianca Renault-Nissan, afirma que o memorando aponta para o futuro e apresenta uma nova possibilidade para a melhoria do meio ambiente e o conforto da população de São Paulo.

Entre os pontos a serem analisados estão a implementação e a manutenção de uma rede de recarga; incentivos para facilitar a adoção de carros elétricos e campanhas educativas sobre as vantagens que os veículos elétricos trazem para a cidade, sua população e o meio ambiente.

Vale lembrar também, que São Paulo é a primeira cidade na América do Sul a assinar um acordo deste tipo.