650_1000_alumna-tablet-1

Lousas interativas, tablets com informação dinâmica, computadores adaptados para a consulta de informação e execução de atividades escolares, e até livros com conteúdos que se adaptam ao aluno. Nos últimos anos, a tecnologia foi ocupando espaço nas salas de aula, mas… será que ela é capaz de determinar que a educação de hoje é melhor que a do passado? Quais são as suas reais vantagens?

A Samsung entrevistou 1000 pais de crianças entre 5 e 15 anos de idade, questionando sobre o papel da tecnologia na sala de aula e fora dela. O estudo revela que a maioria dos pais (88%) espera que a tecnologia ajude a formar os alunos para se desenvolverem no mundo atual, facilitando a atualização de conteúdos educacionais, e permitindo o desenvolvimento de novas habilidades aos seus filhos.

650_1000_que-aporta-tecnologia-1

Tornar as aulas mais divertidas (84%) e ajudar a formar o aluno em um uso responsável das novas tecnologias (83%) são outros aspectos muito valorizados pelos pais dos alunos. Porém, 36% dos entrevistados acreditam que os seus filhos usam a tecnologia na escola de forma esporádica (no máximo uma vez por semana).

Pensando nos dispositivos, PCs e notebooks são os mais utilizados nas salas de aula (53%), considerado o uso habitual e com frequência. Os tablets ficam com apenas 16%. No lar, os computadores tradicionais seguem sendo os favoritos das crianças (77%), enquanto que os tablets ficam com 35%, mas com números cada vez maiores.

650_1000_encuesta-educacion

 

Os benefícios da “mochila digital”

Apenas 41% dos pais entrevistados nunca ouviram falar do conceito de “mochila digital”. Bom, a mochila dos estudantes são muito pesadas. A maioria dos pais – ou aqueles que se lembram dos seus tempos de escola – colocam essa como uma das maiores reclamações desse período da vida. Com as novas tecnologias, é possível armazenar uma grande quantidade de informação em dispositivos muito pequenos.

Isso pode fazer com que nossos filhos sofram menos com o peso? Com toda certeza.

A redução do peso é um dos maiores benefícios da mochila digital (94%), além de ajudar as crianças a realizarem suas tarefas escolares (95%). Outros benefícios citados pelos pais entrevistados é a redução dos gastos nos livros (87%), minimizar o problema de esquecimento dos livros (81%), e fazer com que o estudo seja algo mais divertido (88%). Por outro lado, apenas 68% dos pais acreditam que o conceito serve para conseguir melhores resultados acadêmicos.

Curiosamente, a maioria dos pais que garantem que a “mochila digital”é interessante, valorizando positivamente os seus resultados, são os que declararam um uso maior do PC/notebook e tablet na sua casa, ao mesmo tempo que consideram que a tecnologia pode tornar o ambiente educacional algo muito melhor.

Para ver o estudo na íntegra, clique aqui.